Em uma época de segregação racial nos EUA, em que mulheres não tinham direitos plenos de um cidadão americano, a matemática, física e cientista espacial Katherine Johnson se tornou um dos símbolos na luta por igualdade nas ciências e tecnologia, tendo sido eleita pela BBC uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes.
Recebendo suas primeiras graduações aos 18 anos em Matemática e Francês, Katherine foi a primeira mulher negra a ingressar em um curso de pós-graduação na universidade West Virginia State, onde desenvolveu ideais que a fizeram entrar para a NACA, órgão que posteriormente se tornou a NASA.
Lá, além ter sido a primeira mulher negra a ter publicações reconhecidas pela agência espacial norte-americana, ficou conhecida pela precisão na navegação astronômica informatizada, e o seu trabalho de liderança técnica se estendeu por décadas onde ela calculava as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos espaciais.
Como grandes destaques na carreira, Katherine teve papel fundamental na missão que levou John Gleen a orbitar a Terra pela primeira vez, em 1962, quando foi consultada para verificar os cálculos da máquina: “Se ela diz que são bons, então estou pronto para ir”, disse o astronauta na ocasião.
Em 1969, a matemática foi responsável pelos cálculos da trajetória do voo da Apollo 11, que levou a missão de primeiro pouso na Lua. Mas ela não parou por aí: em 1970, também teve destaque na missão da Apollo 13, que foi abortada com sucesso, na qual a diva trabalhou nos procedimentos de backup que auxiliaram o retorno em segurança dos astronautas para a Terra. Sua carreira ainda se estendeu aos programas de ônibus espaciais e até nos planos iniciais para a missão à Marte.
Seu reconhecimento pelo público veio em grande parte somente com o filme Estrelas Além do Tempo, baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, onde sua história foi contada. Entre as inúmeras homenagens, estão a Medalha da Liberdade, a condecoração civil mais importante dos EUA, e o novo centro de pesquisa computacional da NASA, batizado com o seu nome.
Demais né!!! Mas eaii, quer saber ficar por dentro das curiosidades do mundo tech?
Então, siga as nossas redes e não deixe de assinar a nossa newsletter para saber de tudo que acontece: novos programas, conteúdo, oportunidades e muito mais!